TURISMO EM ITABIRA

DESCUBRA NOSSAS HISTÓRIAS


Nas calçadas de ferro da centenária Itabira, lembranças do início da mineração brasileira e de um menino e seus versos. Casarões evocam um passado não tão distante, escrito na paisagem de uma cidade outrora qualquer.

Entre museus, morros e igrejas, costura-se a história do ouro, do ferro e da literatura. Para além do Centro, retoma-se a Itabira do Mato Dentro, com suas cachoeiras, faunas e floras que servem de inspiração para todos os olhos. Os distritos de Senhora do Carmo e Ipoema possuem atrativos naturais que merecem ser desfrutados nas horas de lazer.

MORRO REDONDO

Mirante natural, onde se encontra uma Igrejinha e de onde é possível visualizar várias cidades e comunidades do entorno de Ipoema. Ver o nascer e o pôr do sol lá de cima é imperdível.

CACHOEIRA ALTA

Possui uma queda de 110 m de altura e é considerada uma das belas do Estado. Por se localizar perto de um povoado chamado São José do Macuco a Cachoeira é também conhecida como Cachoeira do Macuco.

SERRA DOS ALVES

Na vertente leste da Serra do Espinhaço, a Serra dos Alves destaca-se como um dos locais de maiores atrativos naturais de toda a região. Fazendo parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira, a Serra dos Alves está na Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

RAMPA DO VÔO

Mirante com aproximadamente, 800 m de altitude que proporciona bela visão da Reserva Biológica da Mata do Bispo e Parque Natural Municipal Ribeirão São José, além de parte da cidade de Itabira.